O que motiva uma pessoa a querer caminhar 800 km à pé? A vontade surgiu do nada! Mas quem já não sentiu vontade de colocar uma mochila nas costas e sair sem rumo, apenas pelo prazer de ficar só, mergulhada em seus pensamentos. Pensar na vida! Passado, presente e futuro ? É claro que com 52 anos muitos acharão loucuras da menopausa. E quem disse que não é! Pois é! Assim tomei a decisão há seis meses. E não escolhi um caminho sem rumo, mas sim o Caminho de Compostela, na Espanha. E me preparei convicta: EU POSSO!
..............................................................................................................................................................................Isabelle Lysiane Cicatelli Silva

sábado, 2 de abril de 2011

2º Dia - A Subida e a Descida

Acordei às 6:00 hs. O vento sopra de forma amedrontadora lá fora. O café será servido às 7:30. Me mexo sem parar no saco de dormir e olho insistentemente para fora. Está muito escuro!
No refeitório, o proprietário do albergue avisa: "Segurem-se pois lá em cima está pior".

E estava mesmo! Um sofrimento a subida.

Saíndo do Albergue Orisson

Passei da altitude de 200 para 1400 o vento era muito muito forte e... CONTRA. Foi horrível!  e perigoso! 

O Caminho hoje!

Caminhava ao lado de ribanceira. Resolvi então me colocar do lado oposto, encostada no barranco. Mas enfim, cheguei até o pico e comecei a descer.
 

Parada para a Santa

 
Sinais do Caminho

Ainda encontra-se neve no Caminho!

Paisagem exuberante!

Mas não sei o que foi pior: a subida ou a descida!

Logo no início tive que fazer uma opção: pegar uma via que acrescia em mais 5 km mas era uma descida mais suave, ou ir pelo bosque onde a descida era mais violenta! Optei pela mais curta, obvio!! Mole pra "nois"!

Assim, fui, mas tive que descer em zig zag, na tentativa, em vão, de poupar meus joelhos. As duas turcas conhecidas no Albergue Orisson vinham mais atrás, falando muito! que folego!

Após a passagem pela fronteira franco espanhola senti a presença de não peregrinos misturados. Pessoas que caminhavam junto, observando. Cheguei à conclusao que deveriam ser socorristas, no caso de necessidade. E efetivamente seria necessário devido ao terreno muito acidentado.

 
A descida!!
Agora encontro-me em Roncesvalles onde cheguei em pedaços às 16:05. Estou no Albergue de la Colegiata, uma estrutura enorme que acolhe até 120 peregrinos. São várias camas beliches, e todos juntos (homens e mulheres), banheiros coletivos e tudo muito bem limpo e organizado. Paguei 10 euros por meu espaço e banheiro e 1 euro para um espaço no armário. E lavei minha surradas roupa com 1,50 euro.
No meu.... biombo (vou chamá-lo assim) me encontro com as duas mulheres turcas e um homem. As duas (turcas) aparentam estar na faixa dos 60. Falam o tempo todo!! Ainda! Uma delas fala um pouco francês, o que me permitiu conhecer um pouco de suas vidas. A outra é bem calada, mas sente um prazer bizarro em desfilar entre os peregrinos de calcinha de renda.... vermelha! Durma com um barulho desses! Já no Albergue Orisson ela havia deixado o brasileiro Ayres bem constrangido.

Vou dar um giro para conhecer a cidade e depois vou jantar o "menu del peregrino": sopa de legumes, truta com batatas e iogurte. E sempre acompanhado de um vinho local. Ótimo!
beijos a todos!

Isabelle

 Chegada em Roncesvalles

La Posada em Roncesvalles - Orreaga



5 comentários:

  1. mãe, se segure!!!! Não deixe o vento te derrubar....

    Estou com você!!!

    Estou anciosa para ver as fotos!

    beijos!!!
    Não deixe de enviar comentários! Acompanho passo à passo!
    Beijos e boa sorte!
    Giovanna Plessis

    ResponderExcluir
  2. que lindo mamãe!!!!!

    Já estou apaixonada pelo local!!!!

    Te amo!!!

    ResponderExcluir
  3. tente tirar as fotos dos caminhos que vc passa para chegar aos locais....Adoraria ver

    beijos

    ResponderExcluir
  4. mãe! Que loucura esse albergue!!!! tô boba!

    beijos

    Continue! Estou gostando da sua viagem!!!!

    ResponderExcluir
  5. muuuuito legal!!
    estou abestalhada com as fotos!

    lindos os lugares. espero q dê tempo para visitá-los...

    bjo!

    ResponderExcluir

Pedimos manter sempre um linguajar educado em seus comentários sob risco de serem excluídos caso sejam ofensivos.
Obrigado!

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011
Matéria Publicada no Jornal A GAZETA/ES, Caderno Revista AG, em 24/04/2011