O que motiva uma pessoa a querer caminhar 800 km à pé? A vontade surgiu do nada! Mas quem já não sentiu vontade de colocar uma mochila nas costas e sair sem rumo, apenas pelo prazer de ficar só, mergulhada em seus pensamentos. Pensar na vida! Passado, presente e futuro ? É claro que com 52 anos muitos acharão loucuras da menopausa. E quem disse que não é! Pois é! Assim tomei a decisão há seis meses. E não escolhi um caminho sem rumo, mas sim o Caminho de Compostela, na Espanha. E me preparei convicta: EU POSSO!
..............................................................................................................................................................................Isabelle Lysiane Cicatelli Silva

sábado, 16 de abril de 2011

16º Dia - Ao estilo Oriental!

Olá seguidores!


Hoje tive um dia light! Andei somente 12 km. São 18h05m e me encontro desde às 12h30m na cidade de Rabé de Las Calzadas, de pernas pro ar, literalmente. 


Dormi até às duas horas (que é o horário normal de almoço na Espanha, sem chororó), almocei e fui bater pernas na cidade que conta com 190 habitantes e uma Igreja belíssima, como todas, mas com um diferencial: toca o sino a cada 15 minutos e com musica. Olha que interessante!! Tirei uma foto da minha cama onde tenho vista para ela.

Falando em almoço, quando cheguei no Albergue somente tinha uma pessoa hospedada: um japonês que depois soube haver 73 anos e que é sua 5ª caminhada. 
Um senhor super simpático e alegre de nome (pedi para ele escrever) Yoshitaka Sugimoto, e tirei sua foto. No albergue recebi um pequeno livro turístico do Caminho e achei interessante transcrever um trecho:

"Desde a descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago em Compostela no século IX, o Caminho de Santiago tornou-se na mais importante rota de peregrinação da Europa medieval. A passagem dos inúmeros peregrinos que, movidos pela sua fé, se dirigiam a Compostela desde todos os países europeus, serviu como ponto de partida de todo um desenvolvimento artístico, social e econômico que deixou os seus vestígios ao longo deste traçado. Mas o Caminho não é só um resto arqueológico de um esplêndido passado histórico, mas sim um caminho vivo, renovado pela passagem dos novos peregrinos, dos viajantes e dos turistas que revivem já em pleno século XXI uma História que é patrimônio comum de todas as povoações da Europa. Peregrinar a Santiago ao modo tradicional como peregrino ou como viajante ou turista, não é simplesmente fazer um percurso turístico ou desportivo por uma rota artística em contato com a Natureza. É tudo isso, mas é muito mais. É encontrar-se com as raízes religiosas e históricas da Europa. É renovar um Caminho de transformação interior. É caminhar e viajar ao ritmo de outros séculos. É... peregrinar. Pode-se dizer que o Caminho de Santiago é um símbolo. É uma rota de fé; uma rota de arte e cultura; uma rota ecológica e humana; um encontro com a transcendência; a procura de si mesmo; uma peregrinação ao misterioso morrer e renascer. É uma aventura física e espiritual e devemos estar preparados e convenientemente informados."

Voltando ao meu almoço com o simpático senhor japonês, ele me contou que conhecia bem o refugio Acacio Orietta (foto abaixo) e também Paulo Coelho e sua esposa Cristina, elogiando muito a sua pintura. 
Falando sobre Paulo Coelho, constatei que ele virou sinônimo do Caminho. Não foram poucos que olhando minha mochila com a bandeira do Brasil gritou seu nome. Meu bom dia a Paulo Coelho e sua esposa.


Amanhã, não quero exatamente traçar um plano definitivo. Conseguindo chegar em Castrojeriz, ótimo!
Veremos!
Boa noite a todos!
Ultreya!
Isabelle

Amanhece em Burgos

Estatua de Domingo de la Calzada em Burgos - Engenheiro do Caminho

Chegada em Rabé de las Calzadas


Refúgio Acacio e Orietta em Viloria - brasileiro
Cidade de Rabé de Las Calzadas
Yoshitaka Sugimoto em Rabé de Las Calzadas
Igreja de Rabé de Las Calzadas (foto tirada de minha cama)
Meu albergue em Rabé de Las Calzadas

4 comentários:

  1. Isa!! Mais uma vez... Lindaas as fotos e as impagáveis experiências... Com certeza, depois de tudo, você se conhecerá um pouco mais, como nunca! bjoss

    ResponderExcluir
  2. salut tres interessant ton voyager tus te fait des tas d amies le long de tas routte tas foi te fait pas sentire tas douleur tes pieds te fond mal mes tu marcher comemme tes courageuse cammina non ti fermare coragio ti teniamo la mano ciao coluccio

    ResponderExcluir
  3. E EU ACHAVA QUE ESSAS COISAS SÓ ACONTECIAM NO BRASIL. NADA SE PODE FAZER A NÃO SER PEDIR A DEUS FORÇAS PARA CONTINUAR SUA JORNADA. TIRE UMA FOTO COM O CAJADO PARA EU VER. BUENA SUERTE.

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã... como sempre fotos maravilhosas!!!! Minhas amigas continuam te acompanhando assim como eu.... Cuide-se!!! Ultreya!!!

    ResponderExcluir

Pedimos manter sempre um linguajar educado em seus comentários sob risco de serem excluídos caso sejam ofensivos.
Obrigado!

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011
Matéria Publicada no Jornal A GAZETA/ES, Caderno Revista AG, em 24/04/2011