O que motiva uma pessoa a querer caminhar 800 km à pé? A vontade surgiu do nada! Mas quem já não sentiu vontade de colocar uma mochila nas costas e sair sem rumo, apenas pelo prazer de ficar só, mergulhada em seus pensamentos. Pensar na vida! Passado, presente e futuro ? É claro que com 52 anos muitos acharão loucuras da menopausa. E quem disse que não é! Pois é! Assim tomei a decisão há seis meses. E não escolhi um caminho sem rumo, mas sim o Caminho de Compostela, na Espanha. E me preparei convicta: EU POSSO!
..............................................................................................................................................................................Isabelle Lysiane Cicatelli Silva

domingo, 8 de maio de 2011

A Credencial do Peregrino e a "Compostela"

Extraído do livro Guia do Peregrino do Caminho Francês da Junta de Castilla y Leon


"A atual credencial do peregrino, que se entrega exclusivamente a quem faz todo ou parte do Caminho de Santiago a pé, em bicicleta ou a cavalo, tem suas origens nas cartas de apresentação que desde os alvores da história jacobina concediam os reis, infantes, clérigos, papas e outras autoridades como documento de recomendação ou salvo-conduto a quem peregrinava a Compostela. A História relata muitíssimos documentos nos quais se concedia por mediação dessa carta todo o tipo de privilégios e graças para que o portador e os seus acompanhantes obtivessem proteção e também a isenção o pagamento de tributos (tributos de montes, portagens, etc.) cujo montante podia chegar a ocasionar graves problemas aos peregrinos medievais.
Com a credencial, para aqueles que fizeram pelo menos os cem últimos quilômetros do traçado jacobino a pé ou a cavalo e os duzentos últimos em bicicleta, a Catedral de Santiago concede a chamada "Compostela", que é um documento pelo qual se reconhece que o peregrino chegou à meta compostelana e o fez por motivos religiosos.
Embora os peregrinos aos quais se concede a Compostela devam justificar uma motivação piedosa ou religiosa na sua peregrinação, nos últimos anos a igreja compostelana incorporou outro diploma substitutivo da credencial para quem chega a Santiago sem a motivação devota exigida à sua peregrinação.
Na sua origem a Compostela plasmava-se em pergaminho... Já há tempo que se imprime só em papel com orla característica de folhas de carvalho e vieiras jacobinas, na qual se faz constar em latim o nome do peregrino."

A Compostela em Latim - Clique na imagem para ampliar!

Um comentário:

  1. nossa! certificado em latim! q chique!
    tive q consultar o 'oráculo' (google) e descobrir q ISABELLE é derivado de ELISABETHUM! rs
    só não entendi a primeira palavra (DNACU?)...

    ResponderExcluir

Pedimos manter sempre um linguajar educado em seus comentários sob risco de serem excluídos caso sejam ofensivos.
Obrigado!

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011
Matéria Publicada no Jornal A GAZETA/ES, Caderno Revista AG, em 24/04/2011