O que motiva uma pessoa a querer caminhar 800 km à pé? A vontade surgiu do nada! Mas quem já não sentiu vontade de colocar uma mochila nas costas e sair sem rumo, apenas pelo prazer de ficar só, mergulhada em seus pensamentos. Pensar na vida! Passado, presente e futuro ? É claro que com 52 anos muitos acharão loucuras da menopausa. E quem disse que não é! Pois é! Assim tomei a decisão há seis meses. E não escolhi um caminho sem rumo, mas sim o Caminho de Compostela, na Espanha. E me preparei convicta: EU POSSO!
..............................................................................................................................................................................Isabelle Lysiane Cicatelli Silva

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Agradecimentos!!

Olá pessoal!

Não poderia concluir meu Caminho sem fazer agradecimentos especiais.

Agradecimento a todos que me acompanharam no blog, seja com mensagens diárias, como meu primo Coluccio da França, minhas irmãs, Silvanna e Annie, mensagens belas e profundas, mensagens de meu professor Duque, mensagens especialíssimas de meus filhos Lorisse, Giovanna e Kinzinho, mensagens de minha neta Loani, minha nora Paola, as lindas mensagens das amigas Renata e Higia e até mesmo as mensagens em pensamentos, que não vieram escritas ou faladas mas que eu pude sentir em todo meu trajeto. Agradeço também meu irmão, kiki, que com toda sua paciência peculiar, recebeu meus emails e transformou o blog de um jeito que todos puderam efetivamente ver e sentir o Caminho. Por fim, registro um agradecimento especial aos meus pais Thérèse e Giuseppe, que me acompanharam de Cotignac (sul da França onde residem) e ao meu marido, companheiro de vida, Joaquim, que com determinação, resolveu me acompanhar nos 100 últimos kilometros do Caminho.


Obrigadão a todos!


beijos


Isabelle Cicatelli>

domingo, 8 de maio de 2011

Lição de vida!

Boa tarde pessoal!
A Catedral do meu hotel
É uma verdadeira avalanche de peregrinos na cidade de Santiago de Compostela! Chegam peregrinos todo minuto e das mais variadas formas e condições. Pelo visto, cheguei muito bem!
Acordei hoje de manhã eram mais de 7 horas e percebi que minhas pernas pedalavam no ar! (brincadeirinha....). Mas que elas estão fervendo, isso sim!
Sai para ir direto à Catedral. Ainda não havia feito a visita indispensável de peregrino. Assisti a missa do peregrino (das
Túmulo de Santiago
12 horas), e filmei para voces, visitei o túmulo de Santiago e dei meu abraço - ritual de todos!
 
Santiago de Compostela! que nome mágico que todos os peregrinos almejam em alcançar. E quais os motivos que levam a isso? Em que condições? Vários são os motivos: religiosos, culturais, existenciais e até mesmo para ter pontos a mais no currículo (para os estudantes espanhóis). Não interessam os motivos. Todos são
O orgão
válidos. Quais os trajetos escolhidos? não interessa. É o SEU trajeto, escolhido por você. O livre arbítrio. As condições é que efetivamente precisam ser bem analisadas para não ocorrer as frustrações que pude presenciar no Caminho. Pessoas tendo que deixar por ter abusado ou não ter "abusado" (pessoas que deixam de se alimentar). O Caminho foi uma excelente experiência para mim. Foi planejado por seis meses. Me preparei fisicamente, profissionalmente e familiarmente para isso. Li e reli todas as
O altar e o botafumeiro
recomendações das associações dos peregrinos. Li vários blogs de experiências anteriores. Tinha consciência de minhas condições físicas, idade e principalmente, a de caminhar só. Mas queria e precisava des a experiência.
O Caminho é a vida. Chega-se a esta conclusão. Sofrimento, dores, solidão, sede, fome, calor, frio, se perder, ter que tomar decisões de imediato, ou não, assumir os riscos de uma decisão, felicidades,
Interior da Catedral
Observem poderosos orgãos nas laterais
tristezas, enfim, tudo, tudo, sentido no Caminho não é, nada mais, nada menos do que vivenciamos em nosso dia a dia. Você quer fazer o Caminho? Planeje-se e faça-o. Pense sempre: VOCÊ PODE SIM!! Pior do que fazer e não conseguir é você não tentar e se arrepender!
BOA SORTE PARA QUEM FOR AO CAMINHO! E BOA SORTE PARA NÓS EM NOSSAS VIDAS!
Beijos a todos!
ULTREYA!! SEMPRE!!
ISABELLE

Muitas ruelas em Santiago
E Joaquim virou santo!!
Restaurante orgânico em Santiago
Detalhe em Igreja
A Catedral interior e o incenssario gigante
O protesto ecológico ao lado


A Catedral

A Credencial do Peregrino e a "Compostela"

Extraído do livro Guia do Peregrino do Caminho Francês da Junta de Castilla y Leon


"A atual credencial do peregrino, que se entrega exclusivamente a quem faz todo ou parte do Caminho de Santiago a pé, em bicicleta ou a cavalo, tem suas origens nas cartas de apresentação que desde os alvores da história jacobina concediam os reis, infantes, clérigos, papas e outras autoridades como documento de recomendação ou salvo-conduto a quem peregrinava a Compostela. A História relata muitíssimos documentos nos quais se concedia por mediação dessa carta todo o tipo de privilégios e graças para que o portador e os seus acompanhantes obtivessem proteção e também a isenção o pagamento de tributos (tributos de montes, portagens, etc.) cujo montante podia chegar a ocasionar graves problemas aos peregrinos medievais.
Com a credencial, para aqueles que fizeram pelo menos os cem últimos quilômetros do traçado jacobino a pé ou a cavalo e os duzentos últimos em bicicleta, a Catedral de Santiago concede a chamada "Compostela", que é um documento pelo qual se reconhece que o peregrino chegou à meta compostelana e o fez por motivos religiosos.
Embora os peregrinos aos quais se concede a Compostela devam justificar uma motivação piedosa ou religiosa na sua peregrinação, nos últimos anos a igreja compostelana incorporou outro diploma substitutivo da credencial para quem chega a Santiago sem a motivação devota exigida à sua peregrinação.
Na sua origem a Compostela plasmava-se em pergaminho... Já há tempo que se imprime só em papel com orla característica de folhas de carvalho e vieiras jacobinas, na qual se faz constar em latim o nome do peregrino."

A Compostela em Latim - Clique na imagem para ampliar!

sábado, 7 de maio de 2011

37º Dia - A CHEGADA A SANTIAGO DE COMPOSTELA!


Bom dia pessoal!
Meu Último café da manhã no Caminho
Agora são 8:00hs e ainda estou no hotel em Amenal. Acordei taaaaarde!!! 7:11hs Bom,  como hoje é um dia especial, tudo é permitido.
Deixe eu pegar o Caminho.
Sai do hotel depois de um café da manhã compensador. Iniciei o ultimo trajeto que me levaria a Santiago de Compostela! Estou tranquila e andando bem devagar. Não tenho pressa!! 
O Caminho hoje
Estou efetivamente curtindo os últimos passos. A dias não tenho mais dores. E o Caminho está fantástico! Passo devagar pelos pueblos do Caminho. E já não sei mais a quantos kilometros estamos de Santiago. Pararam de informar. E também não me interessa! Estou indo, estou chegando! 
  
Uma parada para a Água
E continuamos, devagar...
Sinais indicam: Santiago se aproxima!

 
Mas ainda podemos desfrutar da fonte de Água ferrosa
Paro para descansar perto da pista de chegada dos aviões no aeroporto.

Passagem ao lado do aeroporto
E observo o vai e vem dos aviões. Estou perto mesmo! 



Passo pelas cidades de San Paio, onde paro para tomar um café e aproveito para visitar a cidade e sua Igreja e enviar estas informações.
Igreja na cidade de San Paio
O Caminho está repleto de peregrinos hoje. A maioria afoita para chegar! E o tempo está bem fechado. Ao que parece, seremos abençoados com chuva!
Vou passeando pelas cidades e observando o jeito todo particular de vida da cidade espanhola.

Entrega domiciliar de pães
Chegada ao Monte do Gozo


Para poder chegar mais ou menos em forma, decidimos almoçar no Monte do Gozo, uma localidade que tem grande representatividade pois recebeu visita do Papa João Paulo II.


Monumento em Homenagem a Joao Paulo II

E chove! Correndo pra Capa Camelo
E como estava previsto, peguei uma bela chuva antes de chegar. O que me fez retirar a minha capa camelo pela quarta vez.

E choveu muito!
CHEGUEI A SANTIAGO DE COMPOSTELA! Por volta de 16:30 hs entrei na cidade. Uma placa anunciava: Categral a 4,7 km!

Santiago à vista ao fundo!!

E Santiago chegou!

A Torre de Santiago, bem no fundo!

Igreja em Santiago

Ruelas em Santiago

O acesso à Catedral foi longo. Atravessamos toda a cidade. E EI-LA!!

A Catedral DE SANTIAGO - 800 anos em 2011

A Catedral

Após a emoção dos primeiros momentos da Catedral, fui retirar a Compostela.
Amanhã assistirei a missa dos peregrinos (ponto alto da peregrinação) e visitarei a Catedral com a calma que ela merece e descansada. Aí poderei contar os detalhes por dentro deste monumento que completa 800 anos e que tantos fazem o Caminho
para alcançá-lo.
Agora são 19:49 e já me encontro instalada. Chove muito em Santiago. Vou sair a procura de um computador que possibilite o envio de fotos.
Até o próximo contato!
ULTREYA!!!
SUSEYA!!!!
ISABELLE

sexta-feira, 6 de maio de 2011

36º Dia - O Penultimo Dia!!!

Olá pessoal! 
Amanhecer em Calzada
Hoje estou no meu PENÚLTIMO DIA DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA!!
Coração batendo forte, adrenalina a mil. Nem dores não sinto mais! Dores? Aonde? o que é isso??
Estou em contagem regressiva. Cada kilometro que passa ando mais devagar.
E o Caminho faz questão de te informar a diminuição da distância a cada 500 metros!
Meu dia começou tranquilo na Casa Rural.
Manoel já estava a postos na hora
Distribuidores de Bebidas
combinada: 7:15hs. Ele nos levaria de volta ao Caminho. Ficamos no bar onde Maria Isabel havia nos pego ontem, para que pudéssemos tomar nosso café matinal. E começamos...
O Caminho estava limpo e fresco. Não posso reclamar. Durante os 36 dias peguei apenas 3 dias de chuva. O frescor da manhã nos ajuda na caminhada. Dá uma força danada! No Caminho, passamos por um distribuidor de bebidas e doces. Durante o
Bicigrinos do Caminho
Caminho aparece de vez em quando uns distribuidores desses. Joaquim, achando incrível aquilo surgir do nada, pediu para eu tirar foto. Disse a ele que quando via aquilo era porque certamente teríamos uma longa jornada sem apoio de bar. E foi dito e feito. Ficamos quase sem água...
E o Caminho está repleto de peregrinos e bicigrinos (esta é de Joaquim!). Já se foram os dias de solidão, introspecção. ACABOU! Grupos surgem de todas as partes, pessoal com mochilas, sem mochilas, meia mochila,
Santiago a 20 km!!
de tudo aparece! Não tem jeito, é a reta final!
E hoje diminuí para 30 kilometros a distância para Santiago de Compostela! Ops! 30 não!! 20 kilometros. Como andamos!! Mas paramos.
Na cidade de Amenal, pequena, que pelo visto vive da existência de um Hotel-Restaurante que apareceu para nós como se miragem fôsse. Praticamente só tem ele na cidade! Mas adoraaaaaaamos vê-lo.
Paisagem hoje
Corremos pois já eram quase 16 horas. Chegamos a tempo de poder almoçar. Sim, eu disse almoçar, pois vínhamos comendo um delicioso salame delicadamente guardado do lado de minha mochila Todo peregrino que passava me dizia "bonjour", com a certeza de que eu fôsse uma.
Amanhã é meu ultimo dia do Caminho. Pretendo, na medida do possível, enviar várias vezes informações, passo a passo, durante todo dia.
Flores para minha Mãe

Até amanhã para todos!
Boa tarde Brasil!
Ultreya!!
Isabelle

Santiago a 30 km!!
O Caminho hoje - entre ruelas
Lixo seletivo - conscientização
Homenagem a peregrina falecida no Caminho

35º Dia - Em contagem regressiva!

Olá pessoal!
A Entrada da Casa Rural
Encontro-me neste momento da cidade de Salceda, caminhando, são 10:33hs.
Não consegui enviar as informações antes pois dormi ontem em uma casa rural onde não havia internet.
Existem várias formas de hospedagens pelo Caminho. A casa rural é uma delas. A família cria quartos dentro de sua própria casa e recebe peregrinos. Você entra dentro do ambiente da família e a convivência fica diferente.
Nesta casa que recebe o nome de A Pena
Nosso Jantar na Casa Rural - Joelho de Cordeiro
de AugaSantas, fica localizada perto de Santa Irene. A proprietária vem buscar de carro pois fica a 5 km do Caminho. É uma casa construída no século XVII e está na familia há 300 anos. É tipicamente gallega e tem muros de 70 a 80 cm de espessura. Possui vigas de castanho. Seus proprietários são os simpáticos Maria Isabel Budiño e Manuel Santos. Um noite totalmente impar. No jantar no salão, saboreamos seu prato mais requisitado, o
O Caminho hoje
joelho de cordeiro com uma salada de folhas da finca (sitio). E o vinho! Ah! o Vinho! totalmente diferente de todos que havíamos provado até agora. Adoramos! De manhã, nos levaram de volta ao Caminho. É relaxar e andar!!

Bom, vamos ao dia de ontem!
A noite foi sofrida! Joaquim tossiu a noite toda, não dormiu direito, e acordou febril. Decisão: eu continuaria a caminhada e ele teria que procurar o posto médico em Melide para
A Paisagem hoje
atendimento.
Assim, às 7:30 peguei o Caminho, só. Havíamos marcado encontro na cidade de Arzúa a 10 km aproximados.
O Caminho neste dia estava tranquilo e com passagem em muitos bosques. Aliás, o Caminho depois de Sarria tem se mostrado generoso: sem grandes surpresas geográficas!
E mais uma vez encontrei no Caminho uma tienda vendendo frutas e bolos para o
O Verdadeiro Espírito do Caminho
peregrino, sem ninguém para receber. Colocam os produtos com os preços, o peregrino pega e coloca o dinheiro na caixinha. "é o verdadeiro espírito do Caminho" diz o cartaz.
E hoje, atingi a marca dos 40 km até Santiago de Compostela!
Cheguei em Arzúa por volta das 12 horas, onde encontrei Joaquim já medicado. Almoçamos e retomamos o Caminho.
Foi aí que recebi um torpedo de minha filha avisando que minha mãe havia caido e
Cidade de Arzúa
quebrado o tornozelo. Encontrava-se na sala de cirurgia. Parei para decidir se teria que parar e ir para a França onde estavam meus pais. Me ligaram tranquilizando. Estava tudo bem. Ela ficaria 3 dias hospitalizada e depois ficaria de repouso absoluto por tres meses. Já estava previsto que ficaria um período com meus pais após o Caminho.
Chegamos até a cidade de Calzada por volta de 17 horas, onde nos hospedamos na Casa Rural.
Bom dia pra todos!
Ultreya!!
Estou chegando!!!
Isabelle
Tanques comunitários de antigamente para lavagem de roupas

Amanhece em Melide
Educação ambiental no Caminho - necessário!
Ponte para peregrino sóbrio
Santiago de Compostela a 40 km!!!
Ponte de Ribadiso - destaque merecido!
Ponte de Ribadiso
O Caminho hoje
As vacas também fazem siesta na Espanha!

Flores do Caminho

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011

Jornal A Gazeta - Revista AG - 24/04/2011
Matéria Publicada no Jornal A GAZETA/ES, Caderno Revista AG, em 24/04/2011